Camisetas

Acho que um dos must haves de 12 entre 10 semideuses é sua própria camiseta do Acampamento Meio-Sangue. Existem diversas maneiras de adquirir uma, seja na internet ou em lojas especializadas em produtos para fãs espalhadas por aí. Mas, assim como muitos, eu sei a dificuldade em encontrar uma camiseta de boa qualidade e bom preço.

O desenho varia demais, as letras também.
Eu, como designer em estágio larval, sou muuuuuuito chata em relação à fidelidade daquilo que eu quero comprar em relação ao original. Afinal de contas, eu gosto muito de PJO. Como eu poderia me olhar no espelho todos os dias pela manhã sabendo que comprei algo que estava fora daquilo que deveria ser?

E foi assim que eu e o pessoal do blog aqui chegou à conclusão de que deveríamos fazer nossas próprias camisetas do Acampamento Meio-Sangue.
“Como?”, vocês me perguntam.
Com uma técnica de impressão milenar conhecida como Serigrafia.

A serigrafia nasceu no antigo oriente, segundo dizem.
Principalmente na China Antiga, o processo consistia em utilizar recortes de papel para proteger determinadas áreas contra a aplicação de tinta (num processo que funciona exatamente como o Stencil). Assim, eles criavam belíssimas estampas, desenhos e padrões sobre os tecidos.

Hoje em dia a serigrafia funciona de um jeito bem mais moderno, utilizando nylon esticado sobre molduras de madeira. Uma mistura sensível à luz, muito parecida com cola, é espalhada sobre a tela e levada à uma câmara com luz UV junto com a imagem que desejamos transferir. A imagem deve ser impressa em preto sobre um papel com alta transparência, assim, durante a exposição da tela com a imagem à luz UV, a área protegida em preto não endurecerá com a luz, permitindo que a tinta passe através desse espaço quando formos gravar a camiseta.

A serigrafia é um processo de produção extremamente barato para grandes quantidades, especialmente se estivermos falando de quantias acima de 10 peças. Menos do que isso acaba se tornando uma brincadeira um pouco cara.

Como éramos apenas 5 aqui no staff do blog, optamos voltar ao stencil, nos primórdios do processo.

E agora você confere como isso aconteceu passo a passo, pra poder aproveitar as férias e fazer sua própria camiseta do CHB!! ^.~

__________________________________________________________________________________________________________

Primeiro você vai precisar de:

  • 1 camiseta laranja, de preferência que seja 100% algodão;
  • 1 pote de tinta para tecido preta;
  • 1 esponja (pode ser de cozinha, mas só o lado amarelo);
  • 1 par de luvas (para não sujar as mãos);
  • 1 folha de sulfite A4;
  • 1 impressora;
  • 1 folha de acetato A4 (pode ser substituído por papel cartão, mas você vai entender por quê é melhor não fazer isso logo);
  • 1 prancheta de madeira (quanto maior, melhor);
  • fita crepe;
  • secador de cabelos;
  • tesoura;
  • estilete;
  • lápis;
  • borracha;
  • pincel fino;
  • paciência e calma (esses materiais não são opcionais e a ausência deles pode prejudicar seriamente o resultado).

Se você tem tudo isso em mãos, vamos lá!

1º – Imprima numa folha sulfite o desenho da camiseta do Acampamento Meio-Sangue. Você pode encontrar o arquivo *.pdf dele aqui neste link. Como esse desenho foi idealizado para serigrafia, e não stencil, você vai precisar desenhar “alças” que vão segurar determinadas partes à peça, durante o corte e a pintura, como por exemplo o meio da letra “O”, da letra “D” e da letra “A”.

howto-1

2º – Prenda sua folha impressa por baixo da folha de acetato com a fita crepe. Ela será a nossa “tela”. Por quê é tão importante que seja acetato? Porque a tinta para tecido é grossa e deixa o papel úmido demais e depois de várias aplicações ele começa a entortar e empenar.
Uma vez feito isso, com cuidado, comece a cortar a área preta do desenho, não esquecendo de suas alças auxiliares. É aí que vai entrar em ação toda a sua paciência e calma. Pense nessa parte como terapêutica, do contrário você corre o sério risco de surtar xD

3º – Agora é a hora de começar a parte divertida da coisa!
Pegue sua linda camiseta laranja e vista-a na prancheta de madeira, deixando a área onde você pretende imprimir o desenho bem lisinha e esticada. Se precisar, use a fita crepe para te ajudar a prender a camiseta.

4º – Meça com cuidado a posição onde a impressão vai ficar e prenda o acetato à camiseta com fita crepe também.

5º – Com a ajuda da esponja, aplique a tinta preta sobre o desenho com batitinhas suaves, pra não tirar nada do lugar. Assim, você não corre o risco de ter um desenho torto em sua camiseta.
Lembre-se de usar as luvas. Mesmo que a tinta para tecido seja lavável da pele com facilidade, ela mancha bastante unhas e cutículas.

DSCN0348

6º – Depois de preencher todo o desenho com a tinta preta, retire o acetato com cuidado da camiseta.
Muito cuidado nessa hora: a tinta para tecido, obviamente, não sai da roupa. Cuidado para não manchar o que não deve, tanto da camiseta quanto da roupa que estiver vestindo no momento.

DSCN0352

7º – No final de tudo, você deve ter algo mais ou menos como a imagem acima. Deixe sua camiseta secar naturalmente ou então seque-a com o auxílio do secador de cabelos.

8º – Mais um momento onde sua calma e paciência serão necessárias.
Com o pincel fino, preencha os vãos de suas alças auxiliares, para melhorar o resultado estético da sua camiseta. Tire-a da prancheta de madeira apenas depois de ter certeza que a tinta está seca e não vai mais manchar nada. Se não quiser usar um pincel fino, use um marcador permanente preto.

E assim, sua camiseta estará pronta para vestir e sair usando por aí! ^^

DSCN0362

Algums podem dizer: Mas Ghostie! Por que esse pégaso tão… econômico?

Eis a resposta:

É a ilustração do artwork oficial!
Por mais que eu despreze o desenho de alguns personagens, acho a camiseta muito boa. ^^
Quanto mais perto do original melhor, não? ^^

Mas Ghostie! Eu não sou apenas um zé ruela do CHB! Eu sou um zé ruela do Chalé de Apolo! Me respeite!

Maa, é claro que nós pensamos em vocês, fãs que levam a personalização e a paixão à um novo patamar. Em uma de nossas buscas pelo Deviant Art, encontramos a arte pontual e perfeita para vocês de uma guria chamada SophiaGL (confira pelo link).

Ela simplesmente criou símbolos super legais dos Chalés!
Num trabalho em conjunto, fizemos uma adaptação desses símbolos para nossas camisetas.
Tudo o que você vai precisar fazer é repetir os passos 1 a 8, dessa vez imprimindo sobre o verso da sua camiseta.

      

MUITO IMPORTANTE: não esqueça, pelo amor de Mnemosine, de colocar a prancha de madeira para esticar a camiseta. Além de tudo, ela vai impedir que a tinta vaze de uma face da camiseta para a outra!
Você pode conferir as pranchas destinadas a cada Chalé ali em cima.
Não tem Hera por questões mais do que óbvias xP
Já quanto a Ártemis, acho que as suas Caçadores tem o direito de se passar por campista também, não? x3~

E aí?
É ou não é uma boa atividade pras férias? ^^
Vamos colocar a nossa mão na massa, semideuses!

Até a próxima!

MUITO IMPORTANTE²: com excessão do artwork do pégaso (que faz parte dos artworks do livro), são artes feitas com muito amor, carinho e dedicação por fãs. Elas NÃO estão disponíveis para uso comercial de nenhum tipo. Gostaríamos que, se você fizer a sua camiseta, nos envie o resultado para formarmos uma galeria dos felizardos que aceitaram esse desafio. Se você souber de alguém comercializando essa arte, nos notifique imediatamente. Este é um trabalho de fãs para fãs, não de fãs para stealers.
Você também pode reproduzir esse conteúdo em sua página, desde que sem fins comerciais, creditando todas as partes envolvidas no processo (ou seja, a equipe do Casa de Hecate e a SophiaGL).

Comente!

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s